* Como uma crítica pode mudar a história de uma empresa

Como uma crítica pode mudar a história de uma empresa
“Se temos duas orelhas e apenas uma boca, devemos ouvir o dobro do que falamos” (ditado popular).
Saber ouvir é uma arte essencial para quem vende, principalmente para quem seu próprio negócio. Só ouvindo nossos clientes e consumidores poderemos adequar os nossos produtos e serviços aos desejos de quem compra. Os clientes dão o tom, e nós - os músicos - devemos tocar direito. Saber o que os clientes desejam deve ser o princípio de todo o negócio.
Na prática, é abrir todos os espaços para que os clientes se pronunciem - até quando seu discurso parece ir contra nossos objetivos - pois nossa grande meta deve ser satisfazer plenamente seus desejos.
Um exemplo é a Alto Astral Presentes, que lançou em 1980 as velas de rechaud que levam seu nome. No começo, eram fabricadas velas que duravam tanto quanto as outras (em média 4 horas e meia). Quando  uma lojista disse que muitos consumidores reclamavam do trabalho que tinham ao repor as velas, além de muitas vezes as velas apagarem sozinhas ou ainda mancharem os rechauds, o departamento de Marketing dedicou especial atenção ao desenvolvimento de um novo produto.
Após 1 ano e meio, foram lançadas as novas velas, segundo sugestão dos consumidores, que duram mais de 8 horas, não apagam sozinhas e não mancham o rechô.
Este é o exemplo de um produto auxiliar que se transformou em um dos mais importantes da empresa, e é o símbolo de compromisso com o consumidor.
E tudo começou ao se ouvir o cliente.


Matéria publicada por International Sites Brasil (www.internationalsites.com.br), em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata (graficamuitomaisbarata.blogspot.com.br) e o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com.br). Editores: Flávio Del Puente (Vendas e Marketing), Clara Cont (Contabilidade e Finanças) e Mauro Marques (Gestão e Empreendedorismo).

As matérias mais lidas deste site

* Ouvir é o ítem mais importante em uma negociação

* Antídoto para crises

* Atendimento 1 a 1: para todas as empresas

* Tudo é uma questão de princípios (entrevista com Stephen Covey)

* Jack Welch - a autobiografia do chefão da GE

* Pense e Enriqueça (Napoleon Hill)

* Técnicas avançadas de negociação e vendas

* Alvin Toffler e a Quarta Onda da Economia

* A utilização correta do e-mail profissional + 10 fundamentos do e-mail marketing