Como conquistar a maior fatia do mercado usando a internet

Como conquistar a maior fatia do mercado usando a internet

Os sites de busca atuam como ferramenta fundamental nesse processo. Conheça as formas de usá-los

O mundo dos negócios está cada vez mais acirrado, com a presença de milhões de negócios on e off-line, e analisar os movimentos desse mercado, investir no planejamento de sua empresa para que ela se destaque e definir quais pessoas vão coordenar esse processo são os primeiros passos da ação que vai permitir ao seu negócio se diferenciar da concorrência.

O plano de ação para alcançar o consumidor, por sua vez, deverá levar em conta como esse cliente vai achar a sua empresa.

A era digital e as plataformas de busca
As pessoas procuram o que querem por meios simples e diretos. Há alguns anos, as páginas amarelas eram os diretórios mais funcionais para encontrar uma empresa. Até então, vivíamos uma estagnação de foco nos processos empresariais na entrega de produtos, com pouca interação com o consumidor.

A rápida evolução do meio digital proporcionou um ambiente em que o consumidor aumenta sua influência nas interações com as empresas e outros clientes. Os sites de busca atuam como ferramenta fundamental nesse novo mercado, e o consumidor tem um leque maior de informações sobre produtos, serviços e empresas e, por isso, passa a interagir mais.

Google, Yahoo! e Bing merecem especial atenção dos empresários. Estar na primeira página de resultados desses sites de busca não é simples, mas também não é impossível.

Os mecanismos de busca são desenvolvidos com a finalidade de entregar o melhor resultado para a procura do usuário. A indicação de quais sites são os mais relevantes para determinada busca é feita através de algoritmos que são constantemente alterados para usar da melhor forma a inteligência coletiva da própria web.

Marketing em sites de busca
Em 2005, um grupo de empresas realizou um estudo que mediu o direcionamento dos olhos de um grupo de usuários nos sites de busca. Os resultados demonstraram que a página de resultados orgânicos é mais valiosa do que os anúncios pagos conhecidos como links patrocinados.

Milhares - ou até mesmo milhões de sites - competem diariamente pela mesma colocação na 1ª página de resultados dos principais sites de busca. Veja, abaixo, como atuar em ambos os casos.

Links patrocinados ou PPC (Pay Per Click)
Os links patrocinados são campanhas focadas em palavras-chave procuradas nas ferramentas de busca que agilizam a aparição do site na primeira página de resultados. O processo é um constante leilão on-line, baseado em preço por clique. O link patrocinado pode ser empregado como estratégia para necessidades determinadas, já que o custo é por clique e não pela exposição (impressões).
Otimização da indexação na busca orgânica ou SEO (Search Engine Optimization)
SEO é uma atividade que, quando bem feita, permite ao site da sua empresa ficar melhor posicionado nos sites de busca. Trata-se de uma ação constante que envolve o uso de conteúdo apropriado e bem escrito e questões técnicas relacionadas à construção do site. O processo é embasado em três grandes atividades:

1) Conteúdo
É a parte mais importante da estratégia de SEO. Planejamento, qualidade, relevância e equilíbrio entre short-term (blogs, hotsites, fóruns) e long-term (conteúdo estático do portal) são a base do sucesso para a indexação. Para ter um bom conteúdo:

1) Foque em informação nova e relevante; respostas/soluções para dúvidas/buscas. Seja referência na informação;
2) Defina o conteúdo que será indexado e o que não será;
3) Defina conteúdos curtos e de rápida indexação, como blogs, releases, testemunhais, RSS.

2) Pesquisa de palavras-chave
Os mecanismos de busca registram as palavras mais buscadas e relevantes e indexam os sites cujo conteúdo/semântica incluem essas palavras. Por isso:

1) Otimize o conteúdo, incluindo no texto as palavras-chave mais procuradas;
2) Estabeleça presença nos mecanismos de busca gradualmente (1 palavra por página);
3) Faça um mapeamento das palavras-chave entre as mais concorridas (maior competitividade e menor taxa de conversão) e as menos concorridas (maior taxa de conversão e menor competitividade) e balanceie o uso de ambas.

3) Link-buiding
Sites com conteúdos relevantes tendem a ser replicados por outros sites ou blogs. Quanto mais estruturado estiver o site, maior a probabilidade de outros sites o indicarem e, consequentemente, gerar aumento de tráfego.

1) Crie textos âncora com significado relevante para os links inseridos nas páginas do site;
2) Estabeleça uma estratégia consistente para conteúdo em redes sociais;
3) Faça parcerias com sites cujo conteúdo seja de confiança dos sites de busca, como Universidades


Vantagens

SEO
Custo baixo
Confiança
Alta performance de click through
Resultados duráveis (long-term)

PPC
Tráfego instantâneo
Fácil implementação e gerenciamento

Desvantagens

SEO
Requer mais esforço
Resultados iniciais levam mais tempo

PPC
Custo alto (posição + alta = + custo)
Pouca confiança
Resultados atrelados a investimento

É dispensável falar sobre a importância de se atuar com clareza e consistência no mundo digital, pois isso não é novidade. O mais importante é escolher sua estratégia, investir na ação e começar já. Essa não é mais uma onda, muito menos uma marola. Essa é “a” onda e é melhor estar na crista dela.



Fale com um especialista agora mesmo!
E-mail: gerente@internationalsites.com.br
WhatsApp: (11) 9.9908-3666


Saiba mais...

Soluções International Sites Brasil

Portfólio completo de websites desenvolvidos

Promoção de Sites de Alto Desempenho


Site desenvolvido pelo Site Nota 10


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 10

Sites Turbinados

E-mails Profissionais Turbinados

Fale Conosco


Tags: A Melhor Hospedagem de Sites e E-mails do Brasil. Hospedagem de sites e e-mails profissionais, Atualização de sites, Marketing Digital, SEO, Lojas Virtuais. Publicado por Site Nota 10.